domingo, 29 de janeiro de 2012

Abrindo o Baú: “Semifinal da Série A2 de 2005”


Bom queridos leitores como eu já havia mencionado no começo do mês, eu irei aqui neste novo quadro ‘Abrindo o Baú’ contar histórias que eu já vivi e presenciei fatos, que acho legal através daqui registrar pra vocês. De primeira vou relatar pra vocês quando eu tinha 13 anos eu assisti a Semifinal da Série A2 do Paulista Masculino de 2005.

O Campeonato Paulista da Série A2 contava com cerca de 10 equipes participantes, divididas em dois grupos de cinco. A Semifinal que eu assisti foi do 1º colocado do Grupo A (Extra/ Sorocaba) contra o 2º colocado do Grupo B(Vinac/ São José dos Campos). A disputa de Playoffs quartas-de-final e Semifinal era em melhor de três partidas, já a final era em melhor de cinco partidas. O Campeão e o Vice da Série A2 garantiam vaga na Série A1 do ano seguinte.

O primeiro jogo entre Sorocaba e São José foi realizado na cidade de São José dos Campos no Ginásio do Tênis Clube, já que o 2º Vinac/ São José tinha colocação inferior ao 1º Extra/ Sorocaba. Foi um jogo de pouco publico totalmente dramático, decidido nos segundos finais, com dois lances livres certeiros do ala de Sorocaba (Marquinhos – irmão do Josuel ex-pivo do Pinheiros). Final Vinac/ São José 87 x 88 Extra/ Sorocaba.

O 2º jogo do Playoff aconteceu em Sorocaba no Ginásio Municipal “Gualberto Moreira”, outro jogasso com Sorocaba podendo fechar a série e ir pra final, mas São José guiado pelo chutador decisivo Edvar Junior não deixou. São José venceu e empatou a série, se eu não estou engano foi 96 a 88 para São José.

Por fim o último e decisivo jogo para ver quem iria para a final da Série A2, novamente jogo no “Gualberto Moreira” em Sorocaba. A torcida de Sorocaba literalmente lotou o Ginásio, não tinha lugar, ocuparam até os lugares atrás das tabelas, calculo eu 3 mil pessoas no ginásio. São José quando ia para o ataque era um barulho ensurdecedor, a torcida de Sorocaba com aquelas garrafinhas Pet’s batendo na grade de ferro. E a cada ponto de Sorocaba o ginásio vinha abaixo, bola de três pontos levantava até defunto. O jogo deu prorrogação, Sorocaba e São José empataram em 88 pontos.

Na prorrogação o experiente capitão decisivo de São José, Edvar Junior, foi encaçapando as bolas devagarzinho na miúda. Quando de repente Sorocaba se viu 6 pontos atrás e ai ficou um pouco tarde com o tempo se esgotando. Vitória de São José se não me falha a memória 107 a 101, ou 108 a 101.

Na final São José foi campeão sobre o Regatas/ Campinas por 3 a 1 no playoff melhor de cinco partidas. Ou seja, a ‘final’ foi na Semifinal, eletrizante. E os anos se passaram, e, hoje São José dos Campos e Sorocaba estão ai no melhor campeonato do Brasil que é o NBB. Parabéns para as duas entidades. Época boa em que a Série A2 podia contar com bastantes equipes (10), já nos últimos anos de 2010 e 2011 apenas 6 ou 4 equipes participantes.

Fico por aqui galera em meu primeiro episodio de ‘Abrindo o Baú’. Espero que tenham gostado da narração, pena não ter vídeos. Na foto acima a equipe de São José dos Campos Campeã, e abaixo a equipe de Sorocaba.


2 comentários:

  1. To ficando velho mesmo em, estava na outra semi final desse ano!! Vamos ver se esta bem de memoria em Lucas, lembra quem era as equipes? Perdemos tambem por 3x2. quero só ver. kkkk

    ResponderExcluir
  2. Fácil a outra Semi era CAMPINAS x SÃO CARLOS...onde CAMPINAS classificou...certo Michel??? kkkk

    ResponderExcluir