Queridos leitores hoje logo depois que levantei acessei a internet e encontrei no site da UOL uma matéria muito interessante, que se trata de uma árbitra profissional do Basquetebol, Andréia Regina da Silva (foto) de 32 anos de idade. Andréia que nasceu na cidade de Bauru, Interior de São Paulo, praticou a modalidade quando era jovem, e anos depois resolveu tentar a sorte como árbitra, e, foi quando se mudou para São Paulo capital.
Quando chegou a São Paulo Andréia não tinha onde ficar, passou dificuldades, morou de favor na casa de uma senhora, onde fazia faxina em troca de moradia e comida. “Como estava no começo da carreira, não tinha dinheiro para nada, muitas vezes passei fome ou comia aquele churrasquinho grego com suco. Para pegar ônibus, só passando por baixo da catraca, eram tempos difíceis”. Contou Andréia Regina.
Sua carreira como arbitra começou no ano de 2001 e depois de 9 anos Andréia começou a integrar o quadro de árbitros de uma das competições mais importantes do Brasil que é o NBB (Novo Basquete Brasil). Alem de apitar o NBB (Nacional Masculino) Andréia também apita a LBF (Nacional Feminino), FPB (Campeonato Paulista desde a categoria de base até adulto – Masculino e Feminino), Jogos Regionais e os Jogos Abertos do Interior.
No ano de 2011 Andréia participou de sua primeira competição Internacional, onde foi arbitra no Campeonato Sul-Americano Sub15 Feminino, que foi realizado em Cuenca no Equador.
No inicio de sua carreira Andréia sofreu um pouco de preconceitos por ser mulher, mas logo tomou seu espaço e começou a ser respeitada pelos atletas. “Sofri bastante preconceito no inicio da minha carreira, entrava na quadra e via os jogadores cochichando, com sorrisinhos, balançando a cabeça. Era algo velado, mas que estava presente. Com o tempo, porem, conquistei espaço com meu trabalho e hoje sou bem tratada por todos eles”. Comentou Andréia.
Nesta noite Andréia Regina da Silva entrará para a historia do NBB, em quatro edições vai ser o primeiro jogo que terá duas mulheres no apito. Ao lado de Andréia apitará Maria Claudia Morais e o gabaritado Carlos Renato dos Santos. Este três árbitros serão os responsáveis pelo duelo entre Pinheiros e Vila Velha as 20h00min, jogo que será realizado em São Paulo no clube do Pinheiros.
Lembro que quando eu era garoto já via a Andréia apitar, ela apitou até jogos meus, confesso que eu tinha medo dela. Ela olhava ‘brava’ pra nós (atletas e torcedores), mas era o seu jeito de ser, séria e compenetrada naquilo que queria, não era de muito papo. E os anos se passaram ela foi amadurecendo, e, hoje pra mim é uma das melhores arbitras que o Brasil tem se não for a melhor. ‘Quem vê cara, não vê coração’, uma pessoa muito humilde, simpática e atenciosa. Te explica tudo certinho, ela não vai favorecer nenhum dos lados, mas sim aquele que joga limpo. Parabéns por onde você está hoje Andréia Regina da Silva, você merece.
Nenhum comentário:
Postar um comentário