Chegar a maior liga do Mundo não passa de uma ilusão. Este é o ponto de vista do ex-jogador Charles Barkley, que anda desaconselhando os jovens sonhadores com um lugar na NBA. Barkley ministrou uma palestra em Beckley e ressaltou as dificuldades de se conquistar um espaço no esporte profissional e recomendou as crianças a focarem suas atenções nos estudos.
“Um dos problemas, especialmente na comunidade negra, é que todas as crianças querem entrar para o esporte profissional. Mas elas não chegaram ao profissional. Quero que saibam que Michael Jordan, Charles Barkley, Karl Malone, Magic Johnson não podem ser seus exemplos. Eles não podem ser como nós.” Disse Charles Barkley.
Segundo Barkley, é necessário evitar que os jovens deixem de lado os estudos para se dedicar ao esporte. Charles se lembrou das poucas oportunidades oferecidas pelas ligas profissionais dos Estados Unidos e deu ênfase a necessidade de focar as atenções na educação.
“Quero que estas crianças saibam que não vão chegar a NBA. São 25 milhões de jovens atuando no basquete universitário e apenas 420 na NBA. Realisticamente, são apenas 50 vagas abertas (por ano), e as chances de você ser um dos 50 melhores são irreais”. Comentou o ex-jogador. “Vocês devem escutar seus pais, devem buscar estudar.
O carrinho de bate-volta (Charles Barkley) assim como era chamado pelos companheiros de equipe, destacou a importância do esporte como ferramenta para obter uma melhor formação escolar. Barkley doou US$ 3 Milhões a colégios e universidades para financiar projetos que abram oportunidades estudantis á jovens de baixa renda.
Você tem que usar o basquete ou ele usa você. É simples, um grande negócio. Menos de 1% dos praticantes está nas ligas profissionais, meu trabalho é colocar na cabeça dos jovens ‘você não jogará na NBA, é melhor pensar na sua educação’. É assim que o sistema funciona”, afirmou uma das lendas do Basquete, Charles Barkley.
Nenhum comentário:
Postar um comentário